Mamãe, sabe aquela pêra ali? Tô desse tamanho essa semana...
Categorias:

15 semanas de bebê no forninho

Você está sentindo-se mais sexy? Dizem que grávidas de 15 semanas, sentem-se com muita energia e isso também pode significar mais desejo sexual… Me conte nos comentários: como está sendo pra você? Se estiver com mais libido, não se preocupe, o bebê não tem ideia do que está acontecendo e – contanto que não tenham lhe dado nenhuma restrição de atividade – o sexo não vai machucar seu bebê ou ameaçar sua gravidez.

15 semanas de gravidez são quantos meses?

Quando você está grávida de 15 semanas, está no 4º mês, que vai de 13-16 semanas! Falta uma semana para 5 meses! Lembre-se de que a gravidez dura 40 semanas, o que significa que sua gestação pode durar um pouco mais de nove meses – é por isso que os médicos acompanham a gravidez por semana, não por mês. Ainda tem dúvidas? Aqui estão mais algumas informações sobre  como semanas, meses e trimestres são divididos na gravidez .

Assista ao vídeo para fazer uma visualização incrível do seu bebê!

Imagine seu bebê na 15º semana

  • Ainda sou transparente, mamãe! minha pele continua superfina, permitindo que os vasos sanguíneos ainda sejam vistos através dela.
  • Meu esqueleto está começando a ossificar. Tradução: Se um raio X fosse tirado hoje, meu esqueletinho já estaria visível.
  • As coisas estão se encaixando no lugar certo agora, mãe! Minhas orelhas e meus olhos continuam se movendo lentamente para seus lugares certos no meu rosto e na cabeça.
IMAGEM: INSTITUTO AMERICANO DE ULTRASSOM EM MEDICINA – AIUM.ORG

Seu corpo com 15 semanas de gravidez

Se melhorar, estraga! Nesta semana, muitos dos incômodos sintomas  iniciais da gravidez desapareceram – e com 15 semanas, você ainda não está grande demais para se mover com agilidade – ou sair da cadeira. Agora que você finalmente consegue viver sem vomitar ou engasgar com saliva extra, é um bom momento para se concentrar na sua saúde bucal, que, acredite ou não, também está passando por uma série de mudanças induzidas pela gravidez.

Sangramento nas gengivas e cuidados a serem tomados

Sorria! – dê uma boa olhada no espelho. Você notou que está com as gengivas vermelhas e inchadas? Elas estão doloridas, sensíveis até ou sangrando fácil quando você escova os dentes ou usa fio dental? São os hormônios da gravidez trabalhando por aí, desta vez desencadeando a gengivite, uma infecção e inflamação das gengivas, fazendo com que reajam de maneira diferente às preparações da placa.

Esses hormônios também são a causa por trás do seu nariz entupido afetado ou até mesmo sangrando. Olhe ainda mais de perto e você poderá notar um pequeno caroço na gengiva, chamado de tumor de gravidez. Antes de começar a se preocupar, lembre-se de que esses crescimentos benignos têm nomes assustadores, mas são completamente inofensivos e indolores. Se você desenvolver um, ele deve desaparecer sozinho após o parto.

O que é um pouco mais alarmante é o que pode acontecer se você não cuidar dos dentes enquanto espera. A gengivite pode progredir para uma infecção dos ossos e tecidos que sustentam os dentes, chamada periodontite – e a pesquisa mostrou uma ligação entre periodontite, trabalho de parto prematuro  e pré-eclâmpsia .

A prevenção é fundamental: uma boa higiene bucal, que inclui cuidados tomados regularmente, escovação pelo menos duas vezes ao dia e uso suave do fio dental uma vez ao dia, reduzirá bastante o aumento, o sangramento e as dores nas gengivas.

Dicas do que fazer com 15 semanas de gestação

1. Manutenção da INGESTÃO SAUDÁVEL

Se você ainda não é minha aluna no TUBH, ainda não conhece nosso método R.E.V.I.T.A.L.I.Z.E. que consiste em 10 passos que você deve dar todos os dias (ou quase todos)para melhorar a sua gravidez. Eu explico cada um dos passos nesse vídeo. Cada letra desse acróstico representa um passo, o 4º é o I, de ingestão saudável. Temos um módulo completo com orientações sobre o que comer ou não comer na gravidez com a nossa nutricionista Marina Mestieri. Se você é libélula, com certeza já teve acesso grátis ao e-book “gestante bem nutrida”, se ainda não é aluna, pode adquirir o seu, à parte, nesse link.

2. Tirar o que te faz mal – DETOX com 15 semanas

Destralhe a sua vida de tudo que te faz mal e consequentemente afeta seu bebê! Se observe bem e perceba se tem uma ou várias pessoas que te fazem mal. Talvez seja o momento de se afastar delas um pouco. Avalie se precisa estar em todos esses grupos do whatsapp e seguir toda essa gente no instagram. Há inúmeras coisas que podem te fazer mal na gravidez. Algumas delas você já está cansada de saber: álcool, cigarro, cafeína e doces em em exagero. Outras você terá que avaliar no seu caso pessoal. Se você é libélula, já sabe do que estamos falando.

3. Beba água, muita água.

Seu bebê precisa de muito líquido para sobreviver! Não se esqueça de tomar ao menos 10 copos por dia. Todos os processos do nosso corpo precisam de água. Fora os cabelos e a pele que melhoram muito quando estão hidratados de dentro para fora.

4. Ouça o podcast

Leia também:

Se você ainda não é libélula do TUBH e quer saber melhor como funciona esse programa de autocuidado da gravidez até depois do parto, podemos marcar uma CONSULTA TIRA-DÚVIDAS GRÁTIS. A consulta tem a duração de 15 minutos e eu te mostro todo o TUBH por dentro! Para marcar, CLICA AQUI! Me escreva completando a frase: Oi Lud meu nome é… vim do post “15 semanas de bebê no forninho”.

Te espero lá do outro lado! Lud

5 meses de gravidez: Tudo que você precisa saber sobre o quinto mês de gestação 

Gravidez mês a mês: 6 meses de gravidez: quase tudo que você precisa saber sobre o sexto mês de gestação! 

Hora do parto: 12 sintomas comuns para saber se está chegando a hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *