uma grávida de 4 meses procurando roupas para vestir
Categorias:

4 meses de gravidez: Tudo que você queria saber sobre o mês 4 de gestação 

Tudo que pode e deve ser feito quando você estiver com 4 meses de gravidez antes mesmo de se sentir grávida de verdade.

Quantas semanas dura o quarto mês de gravidez?

Se você está grávida de 13, 14, 15 ou 16 semanas você está no seu quarto mês de gravidez. Possivelmente você ainda não sente seu bebê mexer, mas já sabe que ele está aí dentro e já está sentindo que ele ou ela está exigindo muito de você… 

” Você, grávida, sentada no sofá “fazendo nada”, está se esforçando mais do que uma pessoa não grávida escalando uma montanha”

Ludmilla Hirata

Fica aqui comigo que vou te ajudar a entender os perrengues dessa fase e te dar algumas dicas para fazer nesse mês. Não existe uma contagem exata para os meses e semanas de gravidez. Cada médico e tabela considera de uma forma. Até porque temos meses de 28, 30 ou 31 dias. Puxa daqui, estica dali, no final a informação mais importante é a de que a gravidez pode chegar às 41 semanas e a divisão é mais ou menos de 4 semanas por mês, com algumas exceções que terão 5 semanas. Aqui no blog, vamos considerar que o quarto mês de gestação corresponde às 13, 14, 15, e 16 semanas de gestação.

 

O que uma grávida sente com 4 meses de gravidez?

A grande maioria das grávidas ainda não sente o bebê mexer no quarto mês de gestação, portanto, fique tranquila porque não é só com você que isso está acontecendo. Lá pelas 18 ou 20 semanas você vai sentir um leve tremor ou a sensação de borboletas voando dentro de você e aí será uma tremenda festa. Por enquanto, você ainda está se adaptando à realidade da gravidez. Possivelmente ainda sente enjoos, mas já está bem melhor agora do que a um mês atrás. 

Os sintomas ou PERRENGUES do quarto mês de gravidez podem variar bastante de grávida para grávida. Como doula, já vi mulheres sentindo alguns desses (que vou descrever abaixo), todos eles juntos ou nenhum deles, por incrível que possa parecer.

Vamos aos principais perrengues que você pode estar passando aí na sua gravidez e o que pode estar piorando a situação. 

SINTOMAS ou PERRENGUES no mês 4 de gravidez: 

DA CABEÇA AOS PÉS: 

  • Dores de cabeça esporádicas 
  • Desmaio e tontura ocasionais, principalmente se mudar de posição muito rápido 
  • Nariz entupido e sangramento nasal 
  • Entupimento dos ouvidos 
  • Sangramento das gengivas ao escovar os dentes 
  • Fadiga (cansaço da gravidez) (ainda! tenha fé que vai melhorar)
  • Fim ou redução dos enjoos (náusea) e do vômito (em algumas gestantes esse perrengue persiste; mas em muito poucas só agora começa)
  • Azia, má digestão, gases, distensão abdominal (barriga inchada e dura)
  • Melhora do apetite
  • Redução da freqüência urinária
  •  Os seios continuam a aumentar de tamanho, mas em geral diminuem a dor ao toque e o intumescimento
  • Dificuldade para fazer cocô (Prisão de ventre)
  • Corrimento (Secreção vaginal esbranquiçada – leucorréia)
  • Leve inchaço nos tornozelos e nos pés, às vezes nas mãos e no rosto
  • Aparecimento dos movimentos fetais ao fim do mês (mas só se a gestante for muito magra ou se não for a primeira gestação)

Já fiz um vídeo sobre os 4 meses de gravidez!

Assista aqui: Tudo que você queria saber sobre a gestação de 4 meses (13-16 semanas)

AS EMOÇÕES NO QUARTO MÊS DE GRAVIDEZ:

  • Instabilidade comparável à da síndrome pré-menstrual, que pode englobar Irritabilidade, oscilações de humor, irracionalidade, choro fácil inesperadamente
  • Alegria e/ou apreensão — se você começou enfim a sentir-se grávida
  • Você igualmente pode não se sentir inteira: dispersiva, esquecendo coisas, deixando-as cair, dificuldade de concentração
  • Frustração — se ainda não se sente grávida, mas as roupas já não servem mais e as de grávida ainda são muito folgadas

O que uma grávida pode fazer com 4 meses de gravidez?

Quando começar a usar roupas de grávida?

Será que já é o momento de começar a usar roupas de gestante, visto que você nem se sente grávida direito, mas suas roupas já não servem mais e as que sua amiga te trouxe ainda estão muito grandes?

7 dicas antes de ir às compras moda gestante:

  1. Você inegavelmente ainda vai crescer um bocado (em largura). 
  2. Sobretudo, não vá dar uma de gestante consumista logo no primeiro dia em que não conseguir abotoar o jeans. 
  3. As roupas para gestantes podem custar caro, principalmente se você considerar o curto período de tempo em que serão usadas. 
  4. Portanto, seja moderada nas compras: consuma na medida do necessário.
  5. Sendo assim, verifique o que pode usar em seu guarda-roupa, talvez acabe descobrindo que precisava menos do que imaginava), 
  6. Embora você possa na própria loja ou butique ter uma boa idéia de como as roupas vão assentar depois, será difícil prever a forma de sua barriga (alta, baixa, grande, pequena) e 
  7. A roupa que hoje não cai bem poderá ser no futuro a mais confortável de usar, quando o conforto se tornar um elemento da maior importância.

Como ficar uma grávida estilosa?

Nunca foi tão fácil para a gestante se manter bem vestida e estilosa do que atualmente, na moda contemporânea. Já se foram os dias dos vestidos discretos, do conjunto de malha bem-comportado. Hoje, a grávida não só usa roupas mais práticas e mais interessantes de se olhar, como também pode variar muito mais nas peças e nas cores, chegando às vezes a usar a mesma roupa mesmo depois de recuperar a antiga forma.

O seu senso pessoal de estilo conta, mesmo quando está grávida. Se você for consumidora de um estilo definido, bem a seu gosto, não comece a pensar em batas douradas, cheias de babados. Embora a imagem tradicional da senhora que espera um filho possa lhe seduzir por um ou dois meses, dificilmente a seduzirá por muito tempo: é bem provável que a roupa não fique em moda bem antes de você ter ímpetos de jogá-la fora. E obrigando-a a enfrentar roupas pelo resto da gestação que você despreza.

Gosta de podcast? Ouça aqui o que eu falei sobre isso!

Que tipo de roupa grávida não pode usar?

Ao sair para comprar roupas próprias para a gestação, considere os seguintes itens:

  • Os tecidos “que não respiram” (como o nylon e outros sintéticos) não vão “cair bem” em você. Já que o seu ritmo metabólico é mais acelerado que o habitual, deixando-a mais “quente”, você vai sentir-se melhor com peças de algodão. 
  • Roupas largas, cores claras, ajudarão você a não sentir o incômodo do calor. As meias de cano curto são mais confortáveis que as de cano longo, mas evite as que têm barra elástica apertada. Em tempo frio, o uso de peças de roupa sobrepostas é o ideal: tire peça por peça ao entrar em ambiente fechado e quente.

O QUE MAIS É IMPORTANTE SABER e FAZER com 4 meses de gravidez então?

Como se vestir bem na gravidez gastando pouco?

Um grande amigo da gestante pode ser o guarda-roupa do marido. Está bem aí junto de você para ser usado (embora seja boa idéia perguntar se pode primeiro): as camisetas e as camisas comuns bem grandes que parecem grandes demais sobre a calça ou sob a jaqueta {tente prendê-las com um cinto sob a barriga para criar uma si- lhueta interessante), a calça folgada, larga, bem mais larga do que a sua, o short que aceitará a sua cintura pelo menos por mais alguns meses, o cinto com uns furos a mais do que os seus.

• Aceite os empréstimos. Aceite todas as ofertas de roupas usadas para grávidas, mesmo que não façam o seu estilo. É fácil tornar mais “sua” a peça emprestada — use acessórios. Ao terminar a gravidez, passe adiante as roupas que você não vai mais usar; você e suas amigas estarão economizando dinheiro dessa forma.

O que fazer para ser uma grávida bonita?

Os acessórios merecem um papel muito relevante. Quando você está grávida, os acessórios lhe dão um toque de elegância. Durante a gravidez, são essenciais. O realce de uma echarpe, de um par de brincos exóticos, de meias metalizadas brilhantes, inclusive de um par de tênis de cores vivas, compensará muitas das concessões inevitáveis à moda que as gestantes terão de fazer.

Tem que usar sutiã na gravidez?

Entre os mais importantes acessórios estão os que as pessoas nunca vêem: a lingerie. O sutiã que acomoda e segura o seio é vital na gravidez. Os comuns servem, desde que tenham laterais largas e alças reforçadas. Com sorte, a vendedora a ajudará. Mas não faça estoque: compre apenas dois (um para usar e outro para lavar). Quando o volume dos seios aumentar, com-

pre outros. Também as outras peças de lingerie não precisam ser especiais. As calcinhas as devem ser substituídas por peça maior, com cós alto, desde que você possa usar sob a barriga. Escolha a sua cor favorita e o tecido mais sensual que encontrar, mas confira o forro, deve ser sempre de algodão.

Como usar calça jeans durante a gravidez?

Nem só de jeans e legging precisam viver as gestantes. Há inúmeras opções para variar o guarda-roupa e ficar confortável e uma grávida bem vestida.

Faz mal usar legging na gravidez?

O que fazer? Acesse o site!

Além do programa de práticas diárias, você vai encontrar orientações de uma consultora de imagem e estilo pra ter uma boa hora também em relação ao espelho… 

Fonte: Grávida Bem Vestida: Guia prático para descomplicar o guarda-roupa da gestante.

Leia também:

5 meses de gravidez: Tudo que você precisa saber sobre o quinto mês de gestação 

Gravidez mês a mês: 6 meses de gravidez: quase tudo que você precisa saber sobre o sexto mês de gestação! 

Hora do parto: 12 sintomas comuns para saber se está chegando a hora.

2 comentários em “4 meses de gravidez: Tudo que você queria saber sobre o mês 4 de gestação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *