Tudo que pode e deve ser planejado quando você estiver grávida no quinto mês de gestação e não poucas semanas antes do nascimento.
Quantas semanas dura o quinto mês de gravidez?

Não existe uma contagem exata para os meses e semanas de gravidez. Aliás, cada médico e tabela considera de uma forma diferente. Até porque temos meses de 28, 30 ou 31 dias. Puxa daqui, estica dali, no final a informação mais importante é a de que a gravidez pode chegar às 41 semanas e a divisão é mais ou menos de 4 semanas por mês, salvo algumas exceções que terão 5 semanas. Aqui no blog, vamos considerar que o quinto mês de gestação corresponde às 17, 18, 19, 20 e 21 semanas de gestação só para ilustrar.
O que uma grávida de 5 meses sente?
A saber, os sintomas ou PERRENGUES do quinto mês de gravidez podem variar bastante de grávida para grávida. Como doula, já vi mulheres sentindo alguns desses (que vou descrever abaixo), todos eles ao mesmo tempo ou nenhum deles, por incrível que possa parecer. Vamos aos principais perrengues que você pode estar passando aí na sua gravidez nesse ínterim e o que pode estar piorando a situação.
SINTOMAS ou PERRENGUES do quinto mês de gravidez:
DA CABEÇA AOS PÉS com 5 meses de gravidez em síntese :

- Dores de cabeça, desmaios ou tonteiras de vez em quando
- Nariz entupido e sangramento nasal
- Entupimento dos ouvidos
- Sangramento das gengivas ao escovar os dentes
- Azia, má digestão, gases, distensão abdominal (barriga inchada e dura)
- Maior apetite (fome de 10 capivaras prenhas)
- Aceleração do batimento cardíaco (taquicardia)
- Aumento dos seios (adeus sutiãs)
- Coceira abdominal (estrias)
- Dor na lombar
- Dorzinha no pé da barriga – Ligamento redondo
- Dificuldade para fazer cocô (Prisão de ventre)
- Corrimento (Secreção vaginal esbranquiçada – leucorréia)
- Cãibras nas pernas
- Leve inchaço nos tornozelos e nos pés, às vezes nas mãos e no rosto
- Varizes nas pernas e/ou hemorróidas
- Orgasmo facilitado — ou dificultado
- Alteração da cor da pele na barriga e/ou no rosto
- Possivelmente começa a sentir os movimentos do seu bebezinho ou bebezinha
EMOÇÕES no quinto mês:
- Diminuição das oscilações de humor
- Aceitação da realidade da gravidez
Mas afinal: “O que uma grávida de 5 meses pode fazer?”
Hoje eu vou te explicar o que você precisa fazer nesse intervalo que vai das 17 às 21 semanas que popularmente é chamado de quinto mês para reduzir ou até mesmo silenciar os sintomas e perrengues que mencionei ali em cima. O conceito de gravidez como doença e da grávida como inválida, delicada demais para subir um lance de escadas ou carregar uma sacola de compras são conceitos desatualizados. Existem muitas pesquisas a respeito dos exercícios durante a gravidez e a atividade física moderada é hoje considerada não apenas segura como também extremamente benéfica para a maioria das gestantes e dos bebês.
Quais os benefícios dos exercícios no quinto mês de gestação?
Os exercícios durante a gravidez podem fazer muito bem à você e ao seu bebê:
- aliviam a dor nas costas,
- previnem a prisão de ventre e as varizes,
- dão uma sensação geral de bem-estar…
- facilitam o parto e
- deixam você em melhor forma física no puerpério
Entretanto, é preciso antes tomar uma precaução de importância vital — consultar um especialista. Mesmo que esteja se sentindo ótima, é preciso uma avaliação profissional para se exercitar na gravidez.
Se você foi diagnosticada com gravidez de alto risco terá de moderar os exercícios ou talvez até nem praticá-los na sua rotina. Mas se você estiver incluída entre a grande maioria das gestantes sem maiores problemas, e uma especialista der sinal verde, vista a roupa de treino e bola para frente.
Já fiz um vídeo sobre isso: Veja aqui!
O QUE MAIS É IMPORTANTE SABER e FAZER no quinto mês então?
Como incluir exercícios na rotina diária no seu quinto mês de gestação:
1. Dedicar um horário específico:
Logo pela manhã, ao levantar ou antes de ir para o trabalho ou durante o intervalo para o café ou antes do jantar. Se você não tiver um horário livre para praticar, pode incluir às atividades diárias:
- Vá a pé ao trabalho, no momento em que puder
- estacione o carro antes
- desça do ônibus ou metrô um ou dois pontos antes e vá até o trabalho caminhando
- vá a pé com as crianças para o colégio (ou para a casa de uma amiga), em vez dirigir.
- Passe o aspirador de pó pela casa numa marcha constante, de 20 minutos, depois de alguns exercícios de aquecimento; você estará limpando os carpetes e ao mesmo tempo se exercitando.
- Em vez de jogar-se diante da TV com o marido depois de ter lavado a louça do jantar, peça a ele que a acompanhe numa caminhada.
Não importa quão ocupado seja seu dia: se você lembrar de que o bebê fica bem quando você está bem, você vai dar um jeito de praticar alguma forma de exercício.
Ludmilla Hirata
2. Pensar que você vai poder compensar as calorias queimadas
Dependendo do tipo de treino, qualidade e quantidade de atividades que você fizer, provavelmente você vai poder comer mais em contrapartida. É uma oportunidade para acrescentar nutrientes ainda melhores para o seu bebê. Talvez você poderá consumir mais 100 a 200 calorias para cada meia hora de exercício extenuante. E se estiver consumindo calorias o suficiente, mas ainda sem ganhar peso, talvez esteja se exercitando demais, o que é bem raro…
3. Encontrar outras grávidas para fazer exercícios juntas
Se você for fazer atividades em grupo, procure um grupo específico para gestantes. Como nem todos que se dizem especialistas de fato o são, é melhor verificar as credenciais dos instrutores. Talvez em grupo funcione melhor para você do que sozinha (sobretudo se você não tiver autodisciplina). Nesse sentido, em grupo você encontra apoio e estímulo. No Programa Tenha Uma Boa Hora, você encontra além de sugestões de atividades físicas, esse apoio do grupo fechado para alunas.
Você pode descobrir como funciona ao acessar esse link .
Faz mal ficar muito tempo sentada na gravidez?
Ficar sentada por longos períodos sem uma pausa não é boa idéia para ninguém e particularmente contra-indicado quando você está grávida.
Faz com que não só o sangue fique represado nas veias das pernas, como também os pés inchem e pode levar a outros problemas. Se o seu trabalho requer longos períodos na cadeira, ou se você assiste TV por horas a fio ou se for viajar por longas distâncias com freqüência, faça pausas de hora em hora (cinco a dez minuto;. caminhando, para esticar as pernas), Ao ficar sentada, faça periodicamente alguns exercícios que melhoram a circulação: algumas respirações profundas; estender as pernas, fletindo os pés; contrair os músculos do abdome e das nádegas (numa espécie de movimento de báscula da pelve). Se as suas mãos costumam inchar, também espiche os braços acima da cabeça e abra e feche as mãos. Não fique aí sentada. Saia para uma caminhada de 30 minutos escutando ao ludcast: melhore a sua gravidez.
Leia também:
Gravidez mês a mês: 6 meses de gravidez: quase tudo que você precisa saber sobre o sexto mês de gestação!
Hora do parto: 12 sintomas comuns para saber se está chegando a hora.
Fonte: O Segredo de uma Gestação Saudável: Como seu estilo de vida impacta as futuras gerações. Dra. Carla Delascio Lopes.
6 comentários em “5 meses de gravidez: Tudo que você precisa saber sobre o quinto mês de gestação ”