Dores de cabeça são um perrengue comum da gravidez, minha cara amiga. Existem muitos motivos que podem causar dor de cabeça durante a gravidez. Eles vão desde as alterações hormonais até ter parado de repente de tomar café ou não ter dormido bem. Podem ser uma dor no pescoço ou na cabeça mesmo, mas geralmente não são perigosas para você e seu bebê. Aqui você vai encontrar algumas coisas que precisa saber sobre as causas, prevenção e tratamento de dores de cabeça durante a gravidez.
É normal ter dor de cabeça na gravidez? Causas
Nós mulheres temos dores de cabeça de vez em quando, certo? Por isso não é nada surpreendente que elas apareçam durante a gravidez também. O motivo nem sempre é conhecido, mas muitas coisas podem causar dor de cabeça durante sua gravidez. Algumas causas (esta lista não é exaustiva) incluem:
- Alterações hormonais
- Fome
- Baixo teor de açúcar no sangue
- Desidratação
- Abstinência de cafeína
- Falta de dormir
- Cansaço ocular devido a alterações na visão ou muito tempo de tela no computador ou telefone
- Estresse emocional ou físico
- Tensão muscular devido a mudanças em sua postura à medida que o bebê cresce e você ganha peso
- Pressão alta na gravidez
Tratamento
Antes de engravidar, talvez seu principal método de tratamento para uma dor de cabeça pode ter sido o uso de analgésicos. Mas, agora que você está grávida, pode e deve tentar lidar com a dor de outras maneiras e usar remédios como último recurso. Aqui estão algumas maneiras alternativas de lidar com uma dor de cabeça durante a gravidez.
- Descanse em um quarto escuro: apague as luzes e diminua o volume da TV ou desligue-a e tente tirar uma soneca.
- Use toalhas quentes e frias: alterne entre calor e frio na cabeça, onde dói.
- Tome um banho de imersão: Se você não estiver enfrentando complicações na gravidez e um profissional capacitado disser que é seguro para você, você pode relaxar em uma banheira quente.
- Experimente serviços de saúde natural: cuidados alternativos, como massagem , tratamento quiroprático ou acupuntura, podem ajudar a aliviar dores de cabeça. Certifique-se de escolher profissionais licenciados para todas as suas necessidades de cuidados de saúde naturais e converse com seu médico também, especialmente se você tiver algum problema com sua gravidez.
- Marque uma consulta com seu oftalmologista: a gravidez pode afetar seus olhos, tornando-os secos e alterando sua visão. Seu oftalmologista pode oferecer opções para ajudar a aliviar dores de cabeça causadas por problemas oculares.
- Peça ajuda: Se você tem outros filhos, peça ajuda a um amigo ou familiar para poder descansar um pouco. As pessoas que se preocupam com você geralmente ficam mais do que felizes em ajudar.
- Consulte seu ginecologista: para dores de cabeça persistentes ou agravadas, consulte seu obstetra.
- R.E.V.I.T.A.L.I.Z.E: Se você já é aluna do Programa Tenha uma Boa Hora, cheque se está fazendo os 10 passos diários para uma gravidez 10x mais saudável. Cada um dos passos foi pensado para evitar e tratar os perrengues mais comuns da gestação. Se ainda não é aluna, você precisa conhecer!
Qual o remédio para dor de cabeça que a grávida pode tomar?
Se você conseguir superar uma dor de cabeça ocasional sem usar analgésicos, ótimo. Mas, às vezes, dores de cabeça crônicas ou enxaquecas severas são fortes demais para lidar sem remédios. Você não precisa sofrer com dores só porque vai ter um bebê.
Isso não significa que você deva tomar a medicação sem orientação por que normalmente tomaria ou a medicação para enxaqueca que sempre usou antes da gravidez. Agora que está grávida, você deve ter mais cuidado com o que usa para tratar sua dor . Então, ligue para o seu médico. Eles lhe dirão qual medicamento para dor é seguro ou prescreverão medicamentos se você precisar. As recomendações gerais incluem o seguinte: 1
- Tylenol (acetaminofeno) é considerado seguro durante a gravidez, mas só deve ser tomado em doses baixas quando necessário.
- AINEs (Anti-inflamatórios Não Esteroides) Motrin, Aleve ou Advil e aspirina geralmente não são recomendados durante a gravidez, principalmente após 20 semanas de gestação.
- Para enxaquecas, seu médico pode receitar medicamentos para tratar dores de cabeça, náuseas e dores de enxaqueca.
A Food and Drug Administration não recomenda mais o uso de AINEs após 20 semanas de gravidez. Essas drogas têm sido associadas a várias complicações graves, incluindo problemas cardíacos e renais, baixos níveis de líquido amniótico, parto prematuro, aborto espontâneo e natimorto. 1
Dores de cabeça causadas por cafeína
A cafeína é uma droga. É viciante e seu corpo pode se tornar dependente dele. Se você adora café ou refrigerante e para de beber de repente quando descobre que está grávida, pode passar pela abstinência de cafeína. A abstinência de cafeína pode causar fadiga, irritabilidade, tremores e, sim, dor de cabeça.
Portanto, se você tiver dor de cabeça logo após parar de tomar café, provavelmente é devido à abstinência de cafeína. Pode levar alguns dias para o seu corpo se ajustar à ausência de cafeína, então aqui estão algumas dicas para ajudá-la.
- Reduza a cafeína lentamente: se possível, não corte a cafeína de uma vez. É mais fácil para o seu corpo se você cortar gradualmente. Se você tiver dor de cabeça, tomar uma pequena quantidade de cafeína pode ajudar e não é prejudicial . Você também pode experimentar café ou chá descafeinado.
- Encontre outras maneiras de aumentar sua energia: bebidas com cafeína fornecem energia, então você pode se sentir cansado e sem energia quando mudar para café descafeinado ou refrigerante sem cafeína, especialmente no meio do dia. Se você se sentir lenta, pode tentar dar um impulso natural em si mesma inalando um óleo essencial , tomando um pouco de ar fresco ou dando um passeio.
- Mantenha-se hidratado: Sabe aquela pausa para o café? Siga fazendo! Mas beba água também! Você precisa de líquidos, então beba muita água ou outras bebidas que não contenham cafeína.
- Vá para a cama cedo: para ajudar a manter seus níveis de energia altos durante o dia, tente descansar o suficiente à noite. As Alunas do TUBH já sabem como fazer isso. Aprenda aqui!
O que fazer para melhorar dor de cabeça na gravidez?
Dores de cabeça fazem parte da vida. Como elas nem sempre têm uma causa óbvia e podem acontecer por motivos que você não pode controlar, como um resfriado, não há como evitá-las completamente. Mas há algumas coisas que você pode fazer para tentar mantê-las o mais longe possível.
- Evite gatilhos: se você conseguir descobrir quais alimentos, plantas ou cheiros estão causando sua dor de cabeça, fique longe deles.
- Mantenha-se hidratada: Não beber água suficiente ou transpirar muito em um dia quente ou por meio de exercícios pode causar dor de cabeça; portanto, beba bastante água para evitar a desidratação.
- Não pule refeições: a fome e o baixo nível de açúcar no sangue podem causar dor de cabeça; portanto, tente fazer uma dieta bem balanceada . Faça três refeições por dia e alguns lanches saudáveis para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Leve consigo lanches saudáveis, cheios de proteínas e grãos integrais, para não passar longos períodos sem comer.
- Tente descansar o suficiente: lute contra a fadiga tendo uma boa noite de sono e tire cochilos durante o dia, se possível.
- Use técnicas de relaxamento: meditação, ouvir música, fazer algum exercício leve, como ioga, e outros mecanismos de enfrentamento para aliviar o estresse podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse.
- Esteja ciente do seu estresse: se você estiver sob muito estresse e precisar de ajuda para lidar com isso, converse com sua rede de apoio. Pode ser com sua doula no TUBH.
- Tente melhorar sua postura: é muito comum ficar curvada, então tente sentar-se ereta e andar com os ombros para trás. Uma boa postura ajuda a prevenir a tensão muscular nas costas e no pescoço, especialmente à medida que o bebê e a barriga crescem.
Quando contactar o médico
Na maioria das vezes, uma dor de cabeça é apenas uma dor de cabeça passageira e some quando você come alguma coisa ou descansa um pouco.
Uma forte dor de cabeça que não desaparece em algumas horas, piora ou volta sempre pode ser um sinal de complicação na gravidez , portanto, você deve ligar para o seu médico.
Você também deve notificar o médico:
- Antes de tomar qualquer medicamento ou suplemento de ervas para tratar sua dor de cabeça, certifique-se de que é seguro
- Se seus tratamentos naturais não estão funcionando
- Se você tiver febre, pressão ao redor dos olhos ou nariz entupido
- Se você tiver dor de cabeça e tiver histórico de pressão alta
- Se você tiver dor de cabeça depois de atingir 20 semanas de gravidez
- Se você tiver dor junto com outros sintomas, como náusea, visão embaçada, dor abdominal ou inchaço no corpo
- Se você tiver dor de cabeça depois de cair e bater com a cabeça
Se você ainda não é libélula do TUBH e quer saber melhor como funciona a comunidade para as gestantes que estão seguindo um programa de autocuidado da gravidez até depois do parto, podemos marcar uma CONSULTA TIRA-DÚVIDAS GRATUITA. A consulta tem a duração de 15 minutos e eu te mostro todo o TUBH por dentro! CLICA AQUI! Me escreva completando a frase: Oi Lud meu nome é… vim do post “Causas e tratamento de dores de cabeça durante a gravidez”
Te espero lá do outro lado! Lud
Leia também:
5 meses de gravidez: Tudo que você precisa saber sobre o quinto mês de gestação
Gravidez mês a mês: 6 meses de gravidez: quase tudo que você precisa saber sobre o sexto mês de gestação!
Hora do parto: 12 sintomas comuns para saber se está chegando a hora.
Fontes:
- Administração de Alimentos e Medicamentos. A FDA recomenda evitar o uso de AINEs na gravidez com 20 semanas ou mais, porque eles podem resultar em baixo líquido amniótico .