Minha amiga, sua jornada de fertilização in vitro (FIV) pode ser longa e, às vezes, esmagadora. O autocuidado é fundamental durante o tratamento de fertilização in vitro para ajudá-la a lidar melhor com o estresse e melhorar seu bem-estar geral. Aqui estão sete dicas que você pode tentar para cuidar de si mesma durante o ciclo de fertilização in vitro.
1. VOLTE AO AUTOCUIDADO BÁSICO DURANTE SUA FIV
Nesse momento, em que parece que toda a sua vida gira em torno do tratamento de fertilidade, há muitos hábitos saudáveis que podem sair correndo pela janela. Não é que você não queira cuidar de si mesma, é que a fertilização in vitro pode parecer dominar sua vida e sua atenção total agora. Dormir o suficiente à noite, evitar alimentos processados e fazer uma caminhada diária são passos que você pode tomar para melhorar sua saúde geral.
2. MARQUE UMA CONSULTA COM UM TERAPEUTA PARA AUTOCUIDADO MENTAL
A fertilização in vitro pode afetar não apenas sua saúde mental, mas também seus relacionamentos. Você pode considerar consultar um terapeuta que entenda de infertilidade. A terapia pode ajudá-la a lidar com as emoções complexas que você sente quando uma amiga anuncia a gravidez ou na relação seus amigos ou familiares com filhos. A terapia pode ajudá-la a navegar em suas decisões de tratamento e fornecer informações sobre como a infertilidade afeta seus relacionamentos mais próximos.
3. FAÇA DE VOCÊ UMA PRIORIDADE NO PROCESSO DE FIV
Pode parecer que você está consumida pelo tratamento e todo esse tempo de folga tem sido para ir às consultas. Pode haver muita coisa que exige sua atenção durante a fertilização in vitro, e é importante investir um tempinho fazendo algo só para você. Isso pode significar fazer acupuntura ou uma massagem, tomar um banho relaxante, acender algumas velas ou simplesmente recusar o próximo chá de bebê para o qual você foi convidada.
4. CERQUE-SE DE UM SISTEMA DE SUPORTE (REDE DE APOIO FIV)
Durante seu ciclo de fertilização in vitro, você pode optar por compartilhar tudo ou mantê-lo privado. Não existe uma maneira certa ou errada de contar ou não contar sua história, mas pode ser útil deixar algumas pessoas de confiança entrarem em seu círculo. São elas que podem torcer por você e estar lá quando você precisar conversar. Você pode até começar a confiar em seu acupunturista porque passa muito tempo com ele. Muitas emoções surgem durante a fertilização in vitro e isso pode ajudar a obter apoio externo.
5. TENTE FAZER UM DIÁRIO DE AUTOCUIDADO DO SEU PROCESSO DE FIV
Talvez você não goste muito de escrever, mas essa pequena ação pode ser útil para expor aqueles pensamentos que você não pode compartilhar com mais ninguém. Você também pode fazer um diário para manter um registro de seus compromissos e informações que recebe de seu especialista em fertilidade. No futuro, você pode querer olhar para trás, ver o que você suportou e o que aconteceu na jornada.
6. PRATIQUE MEDITAÇÃO ANTES E DEPOIS DE CADA PASSO NA FIV
A meditação ajuda a clarear a cabeça, centrar-se e liberar parte do estresse. Você pode escolher algo simples, para começar, como tirar alguns minutos do dia para praticar uma respiração profunda ou se concentrar em manter uma postura de ioga. Existem aplicativos que você pode instalar em seu telefone, como Insight Timer e Headspace para meditação guiada.
7. MANTENHA A MENTE ABERTA NA SUA JORNADA FIV
A fertilização in vitro costuma ser uma opção de tratamento bem-sucedida para a infertilidade, mas é um longo processo com altos e baixos ao longo do caminho. Seja otimista, mas saiba que podem surgir problemas inesperados que podem fazer com que seu plano de tratamento mude. Uma coisa que pode ajudar é se concentrar no presente e não pensar muito no futuro.
Se você está pronta para dar os próximos passos em direção aos seus objetivos de uma gravidez saudável e ainda não é uma libélula do TUBH, entre em contato comigo para marcar uma entrevista gratuita de 15 minutos. Ludmilla Hirata