Categorias:

“O que é essa dor no pé da minha barriga?”

É o seu ligamento redondo! Descubra o que causa essa dor nesse tal de ligamento redondo – e o que você pode fazer para se sentir melhor.

Como evitar a dor no pé da barriga durante a gravidez?

Se você está sentindo essa dor, você não está sozinha! De cada 100 grávidas, 10 a 30 vão sentir esse “perrengue”! Muitas começam a sentir dor no ligamento redondo por volta da semana 14 da gravidez, mas essa dor chatinha pode te atacar a qualquer momento a partir do segundo trimestre. Você tá sentindo dor no ligamento redondo?

Por que a dor no pé da barriga ocorre durante a gravidez?

Seu útero é a “casa” do seu bebê durante a gravidez e por isso ele cresce e vai se “expandindo”, se adaptando ao novo morador… Apesar disso ser lindo e perfeito, pode ser muito dolorido! São as “dores de crescimento” da vida! Seu obstetra/ginecologista chama isso de dor no ligamento redondo. Essa sensação é um perrengue muito comum, mas pode ser aliviada! A explicação é que no segundo trimestre (14 a 27 semanas) o ligamento que vai do útero até a virilha é esticado, causando uma dor aguda e surda beeeeem incômoda. Ela surge traiçoeira bem quando você:
muda de posição, tosse, espirra ou ri e geralmente desaparece assim como veio.

6 dicas para tratar a dor no pé da barriga de forma natural

1. Faça um bombom de útero!

Use e abuse de faixas de pano! Elas são minhas preferidas! Ensino todas as minhas alunas do TUBH a fazer isso para dar suporte e alívio para a dor no pé da barriga, costas, ciático e ligamento redondo. Ao enfaixar seu útero como se fosse um bombom, você alinha seu corpo e consegue fazer um “suporte” de barriga para viver seu dia cheio de tarefas e evitar que você sinta tanto desconforto ao deitar na cama à noite.

“bombom de útero”

2. Compressa quentinha no local da dor

Se você estiver sentindo dor no ligamento redondo, pode usar uma compressa não muito quente, com cuidado para não se queimar, por que o calor ajuda a aliviar essa dor. O mesmo vale para banhos de banheira. Se você não puder ou não gostar de tomar banhos de banheira, tente usar uma dessas compressas quentinhas no lugar onde dói, por no máximo 15 minutos.

Sugestão de Acessórios para aliviar a dor no ligamento redondo

Bolsa de água quente: Que tal usar a tradicional bolsa de água quente da vovó?

Bolsa de água quente com capa protetora: ideal para peles sensíveis, esse tipo de bolsa oferece ainda mais segurança, protegendo a pele;

Bolsa térmica gel: utilizável tanto para calor quanto para frio, alguns modelos podem ser aquecidos até no micro-ondas e não congelam mesmo guardados no freezer.

Independente das indicações, sempre consulte um profissional da saúde para ver o que se aplica ao seu caso. Não usar antes das 12 semanas de gestação.

3. Yoga M.V.S

Eu não sei se você tem uma rotina de exercícios completa ou mal consegue fazer uma caminhada por dia, mas deveria considerar adicionar um pouco de alongamento à sua rotina diária. Yoga M.V.S é o método que criei para ajudar minhas alunas do Programa Tenha Uma Boa Hora a fazer o mínimo viável semanal de movimentos. Se você é libélula, espero que esteja fazendo o que combinamos nas aulas gravadas de ioga para fazer algumas vezes por semana. Se ainda não é libélula TUBH, passe pelo menos CINCO, 5 minutos por dia no chão, alongando as pernas, os braços e o corpo. Colocar esta pequena prática na sua rotina fará uma grande diferença para aliviar a dor no ligamento redondo e outros sintomas que estão por vir ainda.

4. Banho morno

A melhor coisa que você pode fazer é tomar um banho – a água quente não apenas afrouxará a tensão nos músculos, mas o relaxamento também é uma ótima maneira de impedir que os ligamentos doam.
Você pode até colocar sais de Epsom na água para ter ainda mais benefícios.

5. Não esqueça de tomar seus suplementos

As melhores vitaminas para a dor do ligamento redondo são B12, vitamina C, B6, B2 e ferro – Você pode perguntar à nossa nutricionista sobre a suplementação ideal para seu caso!
Mas também pode obter muitas dessas vitaminas através dos alimentos que ingere, então tente manter uma dieta saudável e balanceada também.

5. Massagem com óleo vegetal de gergelim

Você provavelmente começará a sentir dor no ligamento redondo no segundo trimestre , que também é um ótimo momento para iniciar um ritual de massagem. Aqueça um pouquinho o óleo de gergelim em banho maria e deite-se de lado e massageie suavemente as áreas que estão causando dor. Você pode massagear seus ligamentos por conta própria ou pedir que seu parceiro faça isso! É ainda mais eficaz, por causa da ocitocina.

Sugestão de óleos vegetais:

PHYTOTERAPICA– Óleo Vegetal Gergelim – 100% Puro e Natural – 500ml

TERRA FLOR AROMATERAPIA – Óleo Vegetal Gergelim – 60ml

Embora a dor no ligamento redondo seja totalmente normal, há momentos em que você deve ligar para o médico. Se você estiver com febre, calafrios ou sangramento, ou a dor simplesmente não diminuir, ligue para o seu médico.

Se você ainda não é minha aluna no TUBH e quer saber melhor como funciona esse programa de autocuidado da gravidez até depois do parto, podemos marcar uma CONSULTA TIRA-DÚVIDAS GRÁTIS. A consulta tem a duração de 15 minutos e eu te mostro todo o TUBH por dentro! CLICA AQUI! Me escreva completando a frase: Oi Lud meu nome é… vim do post dor no pé da barriga.

Te espero lá do outro lado! Lud

Um comentário em ““O que é essa dor no pé da minha barriga?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *