
Ao completar 3 meses de gestação, você está prestes a começar o segundo trimestre, e muitas mudanças te esperam!
Mas e aí: 3 meses são quantas semanas de gravidez?
Se você está grávida de 9, 10, 11 ou 12 semanas então você está no seu terceiro mês de gestação…
Nesse post eu quero conversar com você sobre a pergunta que não quer calar… Quanto você pode ou deve engordar durante essa jornada de gerar um bebezinho?
Mas antes de falar sobre isso, deixa eu me apresentar…

Eu sou Ludmilla Hirata, sou doula e educadora perinatal e cuido de mulheres no mundo todo grávidas e dando à luz todos os dias através de um programa online chamado tenha uma boa hora.
Para saber mais como funciona, clica no link ali em cima. Vamos ao tema de hoje?
No terceiro mês você pode estar sentindo alguns dos sintomas abaixo ou todos ou se for uma mulher de sorte, nenhum deles! Me conta depois nos comentários.
Perrengues comuns no terceiro mês de gravidez :
FÍSICOS:
- Fadiga e insônia
- Necessidade de urinar com freqüência
- Náusea, com ou sem vômito, com ou sem salivação excessiva
- Prisão de ventre (constipação)
- Azia, indigestão, flatulência (gases), sensação de plenitude
- Aversões e desejos alimentares
- Modificações mamárias: plenitude, peso, dor ao toque dos seios, formigamento; escurecimento da aréola (a zona pigmentada que circunda o mamilo); crescimento das glândulas sudoríparas que existem na aréola (tubérculos de Montgomery); expansão da trama de linhas azuladas sob a pele
- Outras veias visíveis ao crescer o aporte de sangue para o abdome e as pernas
- Dores de cabeça esporádicas (cefaléias)
- Desmaio ou tontura ocasionais
- Alterações na aparência. As roupas começam a ficar apertadas na cintura e no busto, se já não ficaram; crescimento abdominal por volta do final do mês
- Aumento do apetite
EMOCIONAIS:
- Instabilidade comparável à da síndrome pré-menstrual, que pode incluir a irritabilidade, mudanças de humor, irracionalidade, o choro fácil
- Apreensões, medo, alegria, euforia — uma dessas sensações ou todas elas
- Uma renovada sensação de calma, de quietude
Quantos quilos é normal engordar no terceiro mês da gravidez?
Toda grávida deve saber quanto e quando é normal engordar:
- Se você não ganhar peso algum durante duas semanas ou mais, entre o quarto e o oitavo mês OU
- Se você adquirir mais de um quilo e meio em determinada semana no segundo trimestre OU
- Se ganhar mais de 1 quilo em qualquer semana do terceiro trimestre, sobretudo se não parece que tal ganho tenha relação com o excesso de alimentação ou a Ingestão excessiva de sódio, consulte um profissional nutricionista. Eu recomendo a Marina Mestieri, @nutricaomaterna.
- Consulte-a também se não ganhar peso algum durante mais de duas semanas em seqüência.
Uma boa meta deveria ser a de manter o ganho de peso o mais constante possível, sem oscilações bruscas, para mais ou para menos.
Heidi E, Murkoff
Qual o ganho de peso ideal durante a gravidez?
Embora tenha sido moda há algum tempo limitar o ganho de peso gestacional para os 7 ou 8 quilos, hoje se admite que esse valor é insuficiente para garantir a boa saúde do bebê. Os bebês de mães que ganham menos de 10 quilos tendem a ser prematuros, pequenos para a idade gestacional, e a sofrer de retardo do crescimento intra-uterino.
Quase tão perigoso, entretanto, foi o que entrou em moda depois: comer de tudo e ao extremo e ganhar o máximo possível de peso. Há sérios riscos em ganhar peso demais:
- a avaliação e a medida do feto se tornam mais difíceis;
- o excesso de peso sobrecarrega os músculos e causa dores nas costas, nas pernas, aumenta a fadiga e promove o aparecimento de varizes;
- o bebê, de tão grande, poderá dificultar ou impossibilitar o parto vaginal;
- se for necessária cirurgia, cesariana, por exemplo, poderá haver dificuldade e as complicações no pós-operatório se tornam mais comuns; e depois da gravidez poderá ser difícil eliminar o excesso de peso,
- Embora a mulher com ganho de peso desmedido possa ter um bebê enorme, o ganho de peso da mãe e o peso do bebê nem sempre estão relacionados. É possível ganhar 20 quilos e dar à luz um filho de 3 quilos somente ou, ao contrário, ganhar 10 quilos e dar à luz um bebê de 4.
O que não pode fazer nos 3 primeiros meses de gravidez?
A gestação nunca é o momento certo para se perder peso ou para mantê-lo, porque o feto não pode sobreviver às custas das suas reservas de gordura, por que essa reserva só oferecerem calorias ao seu bebezinho e não nutrientes. Você, em média, deve ganhar aproximadamente uns 2 quilos durante o primeiro trimestre, e cerca de 500 gramas ou um pouco menos por semana, num total de 6 a 7 quilos durante o segundo trimestre. O ganho de peso deve continuar em torno de 500 gramas ou menos por semana durante o sétimo e o oitavo meses, e no nono mês cair para 500 gramas a 1 quilo — ou não perder peso nenhum — para um total de 4 a 5 quilos durante o terceiro trimestre.
O que você deve fazer no terceiro mês, afinal?
Você pode e deve comer com qualidade! Comer pensando nos dois, mas não comer em dobro! A QUALIDADE do alimento que contribui para o ganho de peso é mais importante do que a QUANTIDADE. O ganho de peso significativo e seguro para uma gestante, em média, oscila entre 10 e 15 quilos; se você for uma mulher de estrutura física menor, pequena, cai no valor inferior da variação de ganho e se for a de estrutura óssea maior, grande, cai no outro extremo da escala. Esse peso se dividiria em 3 a 4 quilos para o bebê e 7 a 12 quilos para a placenta, os seios, os Iíquidos e outros subprodutos. Também assegura um retorno mais rápido ao peso que você tinha antes de engravidar.
O que fazer para não engordar muito durante a gravidez?
A fórmula para calcular o peso ideal na gravidez se modifica de acordo com SUAS necessidades individuais. Se você está começando a gestação muito magra, deve procurar ganhar peso o suficiente durante o primeiro trimestre, de modo a começar o segundo já perto do peso ideal, pelo menos; e então deve visar adquirir os 10 a 15 quilos acima desse peso. Se você já começou a gravidez com 10% a 20% acima do seu peso ideal pode provavelmente e com segurança ganhar menos peso em média, embora só em uso de alimentos da melhor qualidade e só sob diligente supervisão de uma profissional nutricionista.
As mulheres com gravidez gemelar poderão necessitar de um reajuste do ganho de peso a ser feito também pela nutri. Embora esse ganho não seja duplicado para o caso de dois gêmeos ou triplicado para o caso de trigêmeos, aumenta de modo significativo — de 15 a 20 quilos para o caso de gêmeos e mais quando há mais de dois fetos.
Qual o peso ideal para uma grávida de 3 meses?
Raramente uma mulher consegue acompanhar o ganho de peso precisamente segundo a fórmula ideal. E não faz mal flutuar um pouco — um ganho de 250 gramas numa semana, de 700 na seguinte.
Se achar que o seu ganho de peso se afastou muito do que foi planejado (por exemplo, se ganhar 7 quilos no primeiro trimestre em vez de um quilo e meio a dois, ou se ganhar 10 quilos no segundo trimestre em vez de 6), procure agir para que o ganho retorne ao pretendido, mas não tente mantê-lo no mesmo lugar. Com a ajuda da nutricionista, reajuste o objetivo para incluir o excesso já alcançado (que não contribui para o desenvolvimento do bebê) e o peso que você ainda terá de alcançar (de que o bebê necessita). Tenha em mente que o bebê requer um aporte constante e diário de NUTRIENTES durante a gravidez. Observe a dieta com atenção, mas nunca faça “dieta”. Controle o peso desde o início e assim nunca terá de pôr o bebê de dieta só para que você não fique obesa demais.
Assista ao vídeo que fiz sobre o tema:
E não se esqueça de clicar no link para conhecer o tenhaumaboahora! Não vai te custar nada e certamente podemos te ajudar a planejar o ganho de peso ideal daqui até o final da gravidez.
Te espero lá do outro lado. Com carinho, Lud.
Leia também:
5 meses de gravidez: Tudo que você precisa saber sobre o quinto mês de gestação
Gravidez mês a mês: 6 meses de gravidez: quase tudo que você precisa saber sobre o sexto mês de gestação!
Hora do parto: 12 sintomas comuns para saber se está chegando a hora.
Referência: MURKOFF, Heidi. EISENBERG,Arlene. HATHAWAY,Sandee. O que esperar quando você está esperando: Ed. Record,1999.