Está grávida e se perguntando se vai ter varizes? Ou talvez você tenha tido varizes durante a gravidez anterior e quer saber se vai ter de novo. Ou talvez sua irmã ou mãe tiveram varizes quando estavam grávidas e agora você está se perguntando: como prevenir esse perrengue: VARIZES durante a gravidez. Calma! Apesar da gravidez aumentar a chance de aparecerem varizes nas suas pernas, tem várias coisas que você pode fazer para tentar evitá-las.
O que são varizes?
Antes de saber como prevenir esse perrengue, você precisa conhecer o “inimigo”. As varizes são veias ressaltadas e retorcidas que geralmente aparecem (e não deveriam aparecer) nas pernas, e também podem aparecer no bumbum e na xerolaine. Costumam ser azuis ou roxas e você pode sentir ao tocar suavemente que elas estão ali, logo abaixo da superfície da pele. Nossas queridas veias não têm músculos fortes para mover o sangue para a frente e dependem de válvulas e músculos das pernas, que bombeiam o sangue numa única direção, para ajudar a mover o sangue de volta ao coração. Quando as válvulas são “incompetentes” e não fazem bem o trabalho delas, o sangue pode se acumular nas veias das pernas. Essa pressão aumentada força as paredes das veias a inchar. Talvez você já percebeu: a gravidez causa muitas mudanças em seu corpo. São essas alterações que podem causar varizes. São dessas alterações que temos que cuidar para dar suporte ao seu corpo!

Porquê surgem varizes e vasinhos durante a gravidez?
Embora não ofendam ninguém, nem tragam riscos à sua saúde e ao bebê, as varizes são feias e podem causar coceira e desconforto, além de mexer com a nossa auto estima. A “boa” notícia é que elas geralmente diminuem dentro de três meses a um ano depois do parto. Até lá, você pode e deve prevenir, porque não tem muito remédio pra elas não! Além das queridas varizes, hemorróidas são outro tipo de veia varicosa no ânus ou reto que pode aparecer durante a gravidez e muitas vezes é resultado de constipação. Socorro!
As principais causas das varizes na gravidez são:
- Seu Sangue aumentou – O volume de sangue no seu corpo aumenta durante a gravidez. O aumento do volume de sangue na gravidez pode exercer mais pressão sobre as veias do que elas estavam acostumadas antes de você engravidar.
- A tal Progesterona aumentou – O hormônio que faz você permanecer grávida (PRÓ GESTAÇÃO) é aumentado durante a gravidez. É essencial para uma gravidez saudável, mas também faz com que as veias relaxem. O sangue não se move tão facilmente por essas veias relaxadas. À medida que o sangue se acumula, a pressão dentro da veia aumenta e a veia aumenta. Fala sério…
- Seu útero está sendo pressionado – Seu pequeno bebezinho não para de crescer dentro do útero e empurra os órgãos e vasos sanguíneos no abdômen. O sangue se move das veias das pernas para as veias da pelve, ou abdome inferior, antes de voltar para o coração. Contudo, a pressão exercida sobre essas veias da pélvis pelo útero, impede que o sangue flua para fora das pernas. Além disso, durante a gravidez, seu útero exerce pressão sobre a veia cava inferior (a veia que transporta o sangue das pernas e pés para o coração), contribuindo ainda mais para o aparecimento de varizes. OH NO!

Tem como evitar que as varizes apareçam na gestação?
As varizes podem ser hereditárias e talvez você não possa evitar as alterações que vão acontecer na sua circulação sanguínea durante a gravidez, entretanto, existem algumas maneiras de prevenir ou minimizar as varizes sim! Essas medidas preventivas são, em última análise, sua melhor opção de tratamento para as varizes durante a gravidez.
14 dicas de como prevenir varizes durante a gravidez
- Vamos levantar da cadeira? Evite ficar sentada ou em pé na mesma posição por muito tempo.
- Preste atenção ao seu peso – Você pode ter vontade de comer tudo que vê pela frente, mas o aumento de peso descontrolado, coloca mais pressão nas suas veias. Claro, o ganho de peso é esperado, mas você deve tentar evitar ganhar muito de uma vez só! Nossa nutricionista pode te ajudar a calcular quanto peso você deve ganhar cada semana. Libélulas TUBH têm desconto!
- Faça pausas para mudar de posição. Se você fica muito em pé durante o dia, tente encontrar tempo para fazer pausas pra poder sentar e colocar os pés para cima.
- Desça do salto alto, minha filha! Opte por saltos mais baixos ou sapatos baixos, pra fazer os músculos da panturrilha trabalharem pra você, promovendo uma circulação saudável. Veja opções do que calçar e continuar linda, mesmo sem salto, aqui.
- Alongue a panturrilha sempre que lembrar.
- Faça exercícios regulares . Converse com uma profissional especializada em treinos para gestantes para confirmar se é seguro para você se exercitar durante a gravidez. Eu indico a Fernanda Gomes, ela é nossa parceira e você a encontra dentro da nossa comunidade e rede de apoio para mamães conscientes como você!
- Use meias de compressão. Eu sei, elas são horríveis! Mas elas colocam pressão nas pernas, estimulando o fluxo sanguíneo da perna em direção ao coração.
- Evite usar meias apertadas que interrompam a circulação.
- Evite cruzar as pernas enquanto está sentada.
- Coloque as pernas para cima, de preferência, acima do coração, ao longo do dia. Use a gravidade para ajudar o sangue a sair das veias das pernas.
- Eleve os pés da cama, colocando um calço, tipo um tijolinho ou pedaço de madeira. Aquela dica do travesseiro sob os pés não resolve, porque você chuta durante a noite.
- Tente dormir do seu lado esquerdo a maior parte do tempo. Isso ajuda a aliviar a pressão na veia cava inferior. Vá mudando de posição na cama, tipo um porco no rolete. Ohhh vida!
- Beba bastante água e coma fibras suficientes para prevenir a constipação.
- Reduza a ingestão de sódio (temperos industrializados, molhos para salada, shoyu) para minimizar o inchaço das veias.

Ainda com dúvidas? Vem tirá-las comigo! É GRÁTIS!
Se você ainda não é libélula do TUBH e quer saber melhor como funciona nosso programa de autocuidado da gravidez até depois do parto, podemos marcar uma vídeo chamada para tirar suas dúvidas GRÁTIS. A consulta tem a duração de 15 minutos e eu te mostro o programa tenha uma boa hora por dentro! Para marcar, CLICA AQUI! Me escreva completando a frase: Oi Lud meu nome é… vim do post “Varizes na gravidez: tem como evitar?”
Te espero lá do outro lado! Lud
Compilado usando informações das seguintes fontes:
1. Murry, MM (2013, 10 de abril. Varizes e gravidez: pernas e muito mais.
2. Nemours. (2013). Por que algumas mulheres grávidas têm varizes?